You are currently viewing Lídia Cardoso nova Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas

Lídia Cardoso nova Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas

Lídia de Fátima da Graça Cardoso é, desde sexta-feira, 4 de Março, Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, tendo sido empossado no cargo pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

Ex-vice-Ministra da Saúde, Lídia Cardoso sucede no cargo Augusta Maíta, que vinha exercendo o cargo desde Janeiro de 2020, altura em que Filipe Nyusi conferiu posse ao governo neste seu segundo mandato como Chefe do Estado Moçambicano.

Discursando sexta-feira, na cerimónia de tomada de posse dos novos titulares, o Presidente da República apelou para o aumento da produção e da produtividade, exigindo resultados e desempenhos que garantam o desenvolvimento socio-ecónomico do país.

“É neste contexto que nos vimos na contingência de reforçar a nossa equipa, colocando as pedras certas para enfrentar os desafios” de uma forma “mais dinâmica, proactiva e orientada para os resultados”, detalhou Filipe Nyusi.

Gestora de profissão, Lídia Cardoso é a terceira titular da pasta do Mar, Águas Interiores e Pescas desde a criação deste ministério, em 2015.
Primeiro, entre 2015 e 2019, o sector foi dirigido por Agostinho Mondlane, que passou o posto para Augusta Maíta, ministra entre Janeiro de 2020 e Março de 2022.