You are currently viewing COM VISTA A MONITORAR AS ACÇÕES DO SECTOR: DIRECTORA GERAL DO IDEPA VISITA MAPUTO

COM VISTA A MONITORAR AS ACÇÕES DO SECTOR: DIRECTORA GERAL DO IDEPA VISITA MAPUTO

A Directora Geral do Instituto de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura -IDEPA, Paula Santana Afonso, efectuou na primeira semana de Março, uma visita de trabalho à provincia de Maputo, com vista a monitorar as acções desenvolvidas pela delegação provincial.

Esta deslocação, também objectivava ver de perto o funcionamento e operacionalização da delegação e os desafios que tem, especialmente na Missão Institucional de “Promover acções conducentes ao desenvolvimento da pesca e aquacultura, contribuindo para a melhoria das condições de vida e de trabalho das comunidades de pescadores e aquacultores através do aumento da produção de alimentos”.

A comitiva escalou os distritos de Marracuene, Manhiça, Matola, Moamba, Matutine e Boane, onde para além de interagir com os pescadores artesanais, visitou piscicultores de referência e empresas que se destacam no desenvolvimento da actividade aquícola.

Uma das empresas visitadas, foi a FRANGO DE MAHUBO vocacionada na produção de frango de corte e seus derivados, no distrito de Boane, e como forma de diversificação das suas actividades, com vista a contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais, está a operacionalizar uma unidade de produção de Tilápia em 16 tanques plásticos, equipados com tecnologia que permite a prática de piscicultura integral (agricultura, pecuária, produção de Biogás e piscicultura).

A empresa emprega mais de 30 trabalhadores e tem uma produção estimada por ciclo é de cerca de 1.52 toneladas de pescado. Este projecto iniciou em 2021 e prevê incrementar os níveis de produção e produtividades com a construção de tanques maiores no presente ano, estando em curso a aquisição de alimentadores automáticos por forma a tornar este sistema mais ecológico e sustentável.