You are currently viewing PISCICULTURA EM ALTA EM CHILEMBENE

PISCICULTURA EM ALTA EM CHILEMBENE

A AQUACULTURA de pequena escala contribui, anualmente, com metade da produção pesqueira nacional, ou seja dois milhões de toneladas de pescado, de um total de quatro milhões que são capturadas durante o ano em diversas modalidades de pesca no país.
No distrito do Chòkwé, posto administrativo do Chilembene, foi construída uma unidade de produção de tilápia em tanques escavados, no número de 48 tanques, com 3000m³ cada, a escala comercial integrada (agricultura, pecuária e piscicultura), através de um projecto designado Projecto de Cidade no Campo (PCC).
Esta iniciativa, visa contribuir para o desenvolvimento daquela zona rural, através do aumento da produção piscícola e criação de mais oportunidades de emprego, pelo que, desde 2019 foram criados postos de trabalho para 30 trabalhadores, dos quais 7 do sexo feminino, a produção estimada por ciclo é de cerca de 8 toneladas.
Para responder a demanda em termos de alevinos, a empresa construiu uma encubadora, com capacidade de 450 mil alevinos. Neste momento, está envolvida na procura de parceiros para instalar na unidade, um sistema de produção de energia solar, para o funcionamento das bombas, iluminação e para a sala de processamento que pretendem construir.