CHICOA FISH FARM GALVANIZA AQUACULTURA INDUSTRIAL EM TETE HICOA FISH FARM GALVANIZA AQUACULTURA INDUSTRIAL EM TETE

Chicoa Fish Farm, empresa baseada no Distrito de Cahora Bassa, Localidade de Nova Chicoa, dedica-se a produção de Tilápia em cativeiro e respectiva comercialização desde o ano de 2017. Actualmente é considerada a empresa de aquacultura que mais se destaca a nível da zona centro do país, com a criação de 156 postos de emprego para cidadãos nacionais e 6 de nacionalidade estrangeira.

Tem instalada uma infra-estrutura de produção que conta com76 gaiolas das quais, 36 de engorda, 12 de reprodutores, 20 gaiolas para produção de alevinos e 12 gaiolas de juvenis, com a capacidade actual de produzir 26 toneladas de tilápia em média ao mês, tendo no último ano produzido 317 toneladas de tilápia.

O projecto prevê a implantação adicional de 84 gaiolas de engorda, uma fábrica de produção de ração para peixe, de forma a erradicar com a problemática de exportação deste produto que constitui factor fundamental para o rápido crescimento do peixe, uma fábrica de produção de gelo para a conservação do pescado e uma unidade de processamento de pescado até o fim do projecto, com esta infra-estrutura, estima-se aumentar a produção das actuais 26 toneladas para cerca de 100 toneladas de tilápia mensalmente.

A sua produção, é comercializada no mercado interno, concretamente na Cidade de Tete e Maputo e parte é exportada para as Repúblicas da Zâmbia e Malawi e tem como desafio conquistar outros mercados.