You are currently viewing ARRANCOU EM TODO PAÍS A FORMAÇÃO DE RECENSEADORES PARA O CENSO DA PESCA ARTESANAL E AQUACULTURA 2022

ARRANCOU EM TODO PAÍS A FORMAÇÃO DE RECENSEADORES PARA O CENSO DA PESCA ARTESANAL E AQUACULTURA 2022

Moçambique dispõe de uma linha de costa extensa, vários cursos de água doce e um clima favorável, condições estas que favorecem o desenvolvimento da pesca artesanal e aquacultura.

Vai decorrer de 2 de Outubro a 11 de Novembro do corrente ano, o Censo da Pesca Artesanal e Aquacultura, que visa quantificar o efectivo da Pesca Artesanal e Aquacultura, ao nível nacional.

Arrancou na segunda-feira, dia 12 de Setembro corrente, a formação nacional dos recenseadores para a recolha de dados da Pesca e Aquacultura. Na província de Maputo, à semelhança de outras províncias foi dirigida por Mariamo José, directora Provincial de Agricultura e Pescas.

À semelhança de Maputo, as outras províncias, tais como: Gaza, Inhambane, Sofala, Zambézia e Manica, também iniciaram o mesmo processo de formação e as sessões de abertura forma presididas pelos respectivos directores provinciais.

A formação de recenseadores visa potenciar os recenseadores com técnicas e práticas viáveis de recolher informação estatística nas comunidades pesqueiras e aquícolas, melhores métodos de colocar as questões e familiarização com os equipamentos de recolha digital de informação.

Os resultados do Censo, vão ajudar na definição de políticas e estratégias, tomada de decisões, investimentos e ordenamento da pesca artesanal e aquacultura.