O fenómeno el nino que tem vindo a assolar algumas regiões do país causou a escassez do peixe selvagem na albufeira de Cahora Bassa e, neste momento, o produzido em cativeiro tem sido uma das alternativas para o consumo. E, ao nível local, umas das associações que tem dado o seu contributo na produção do peixe em cativeiro é a dos Piscicultores Ufulu Uli Manja de Candonga que dispõe de 15 gaiolas implantadas na albufeira, das quais cinco povoadas com 20 mil alevinos.
Recentemente, a associação realizou a segunda despesca tendo conseguido cerca de 200 quilogramas de peixe. Na primeira despesca, ocorrida em dezembro último, obteve-se uma produção de 500 quilogramas.
O peixe é comercializado localmente, mas esforços estão em curso para identificação de outros mercados na província e nas circunvizinhas. Nas cinco gaiolas, até aqui povoados, espera-se uma produção de dez toneladas.
Após recente despesca, os membros da Associação de Piscicultores Ufulu Uli Manja de Calonda mostravam-se satisfeitos pelo feito e resultados alcançados.
“Estamos muito satisfeitos com a produção que temos vindo a ter, que é um peixe de qualidade.Temos enfrentado problemas para o transporte do pescado para Xitima, local da venda, temos também enfrentado problemas da descida do nível de agua, estando neste momento a espera da subida do nível das águas para o povoamento das dez gaiolas em falta”, referiu o tesoureiro da associação, Narciso Botão.
Por seu turno, a delegada do IDEPA ao nível da província de Tete, Clara Fole, recomendou a associação para que continue a fazer a promoção da actividade, bem como divulgar o peixe para outros mercados.
As gaiolas, insumos e outros meios de produção aquícola ao dispor da Associação de Piscicultores Ufulu Uli Manja de Calonda resultam do investimento do Governo, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado pelo Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, através do Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura, IP (IDEPA).