You are currently viewing LARDE TESTEMUNHA CONSIGNAÇÃO DE OBRAS DO AQUAPARQUE PISCÍCOLA

LARDE TESTEMUNHA CONSIGNAÇÃO DE OBRAS DO AQUAPARQUE PISCÍCOLA

O distrito de Larde, província de Nampula, testemunhou na manhã desta quarta-feira a consignação de obras do aquaparque piscícola, numa cerimónia dirigida pelo administrador, Manuel Salimo Amisse Manussa.
As obras consistirão na construção de um escritório, um armazém, um sanitário e alpendre de manuseamento pescado.
O Aquaparque estará sob gestão da Cooperativa de Criação de Peixe, Aquacultura de Maganha, com 40 membros.
No aquaparque foram instaladas 20 gaiolas de 14 m² cada, com uma capacidade de produção de 12,6 toneladas de peixe por ciclo, adquiridas com apoio do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE).
Estima-se que perto de 6000 pessoas se beneficiem directa e indirectamente com a implantação daquelas infraestruturas.
O empreendimento, que é uma resposta do Governo no desenvolvimento da capacidade da comunidade de Maganha, poderá contribuir para a segurança alimentar e nutricional, a renda entre as famílias e economia do distrito. A iniciativa é a materialização do compromisso do Governo Provincial de Nampula de contribuir para a redução dos níveis de pobreza.
Relativamente ao mercado, o peixe produzido será comercializado localmente e noutros distritos vizinhos, assim como na cidade de Nampula.
A construção do aquaparque de Larde resulta de um investimento do Governo, através do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura, IP (IDEPA).